Prova de vida dos servidores inativos e pensionistas, com final de matrícula 2, começa neste dia 1º de fevereiro

Publicado em 01/01/2023 - 09:23  |  Atualizado em 06/03/2023 - 11:28

Os servidores inativos, segurados do Instituto, e os pensionistas do Funprevi, com final de matrícula 2, devem efetivar o seu Recadastramento Anual Obrigatório 2023 (Prova de Vida), a partir desta quarta-feira, dia 1 de fevereiro.

A Prova de Vida deve ser feita em qualquer agência do Banco Santander no País, mediante apresentação de documento de identidade, válido em todo o território nacional, e a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O prazo termina no final do mês.

O Instituto lembra que os servidores e pensionistas de final de matrícula 1 tiveram todo o mês de janeiro para efetuarem o procedimento. Caso ainda não o tenham feito, devem comparecer a uma agência do Banco Santander, no máximo, até o próximo dia 15 de fevereiro, para não correrem o risco de ficar com o pagamento suspenso.

Se o servidor ou o pensionista não puder comparecer, por algum motivo, a uma agência do Banco Santander, deverá entrar em contato com o Disque Servidor, no telefone: (21) 2599-4746, para que seja orientado sobre o procedimento a ser adotado.

Como nos anos anteriores, a Prova de Vida obrigatória, neste ano de 2023, segue o método tradicional, ou seja, ordem de chamada mensal pelo algarismo final de matrícula (Entende-se como “Final de Matrícula” o último algarismo antes do dígito verificador (ou sexto algarismo). Exemplo: 000.367-9 tem como final o algarismo 7 e, como mês de recadastramento, julho).

Em março, virão os de final de matrícula 3 e assim por diante, final 4, abril; final 5, maio; final 6, junho; final 7, julho; final 8 , agosto; final 9, setembro e o final 0, em outubro, quando termina a etapa.

Quando o servidor ou o pensionista possuir duas matrículas, o recadastramento das duas deverá ocorrer no mês correspondente ao final de matrícula mais próximo do início do ano.