Previ-Rio abre inscrição do auxílio educação 2023, para servidores e pensionistas, no dia 1 de março

Publicado em 23/02/2023 - 10:22  |  Atualizado em 01/03/2023 - 09:10

O  Previ-Rio abre, no próximo dia 1 de março, as inscrições para o Auxílio Educação 2023, destinado aos servidores estatutários, ativos ou aposentados e pensionistas estudantes.

O Auxílio Educação 2023 será dividido em duas modalidades: o Previ-Educação e o Previ-Creche, devendo o servidor optar por uma ou outra, ao inscrever-se.

O Previ-Educação,  correspondendo a uma parcela, no valor do menor vencimento vigente no município, será pago aos servidores estatutários, ativos ou aposentados, que receberam até  R$ 4.848,  em dezembro do ano passado, e que tenham dependentes (filhos, tutelados ou sob guarda) menores de 18 anos, matriculados em escola, pública ou particular, este ano. O Auxílio também será concedido para pensionistas estudantes, menores de 18 anos, cuja pensão integral, em dezembro de 2022, também não tenha ultrapassado este valor de R$ 4.848

As inscrições para o Previ-Educação 2023 deverão ser feitas, exclusivamente, através da internet, no endereço:  http://wpro.rio.rj.gov.br/previrio/beneficios/index.php, até o próximo dia 14 de abril. Após a inscrição, o interessado deverá anexar, no mesmo endereço eletrônico, a documentação que comprove o vínculo escolar do aluno, de acordo com modelo descrito na portaria, sem a qual o benefício não será pago.

Na declaração deve constar que o aluno encontra-se matriculado em estabelecimento de ensino no ano letivo de 2023; com a devida assinatura do funcionário ou responsável pela instituição e a Portaria expedida por órgão oficial competente da área de educação autorizando o funcionamento do estabelecimento, excluindo-se essa exigência quando se tratar de instituição pública de ensino. As declarações devem ser enviadas nos formatos PDF, JPG ou PNG com tamanho de até 1 MB por arquivo, no mesmo endereço onde foi feita a inscrição.

Já a outra modalidade é o Previ-Creche, no valor de R$ 284,90 mensais, este destinado somente aos servidores segurados do Instituto, que também receberam até R$  R$ 4.848 ,  em dezembro do ano passado, e com filhos ou dependentes legais de um até seis anos e onze meses, matriculados – no momento da inscrição em estabelecimento particular. Não será concedido o benefício para o dependente que esteja em creche ou escola pública.

O Previ-Creche poderá ser requerido, a qualquer tempo, até o final do mês de novembro, no mesmo endereço eletrônico. No momento da inscrição para o Previ-Creche não há necessidade de apresentar documentos, mas a comprovação do vínculo deverá ser feita no final do ano.

O Instituto publicou, na edição do D.O Rio,  deste dia 23 de fevereiro , a Portaria com todas as regras de concessão dos benefícios.

O valor do Previ-Educação será de R$ 441,93 (quatrocentos e quarenta e um reais e noventa e três centavos) mensais, acrescido do reajuste geral do funcionalismo.

O valor do Previ-Creche será de R$ 284,90 (duzentos e oitenta e quatro reais e noventa centavos) mensais, acrescido do reajuste geral do funcionalismo.

Veja a portaria regulamentadora – Clique Aqui

Veja o modelo de declaração para inscrição no previ-educação  – Clique Aqui