Prova de Vida dos servidores inativos e pensionistas em 2024 começa em janeiro

➡️ Em Serviços, clique em Prova de vida

➡️ Clique em Histórico de Prova de vida selecione Prova de vida pendente

➡️ Na tela Autorização, clique em Autorizar

➡️ Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial

➡️ Clique em OK

➡️ Na tela de Autorização o status da sua Prova de Vida mudará para Autorizado

Pronto! Você já estará com o seu recadastramento realizado

SOBRE A PROVA DE VIDA

O Previ-Rio anuncia as regras para Recadastramento Anual Obrigatório (Prova de Vida) da previdência municipal que recomeça agora em janeiro. Os  servidores inativos e segurados  e pensionistas devem ficar atentos às alterações no sistema tradicionalmente utilizado.

Como já ocorreu em 2023, serão válidas as duas opções de recadastramento: pela internet, utilizando o reconhecimento facial no sistema    ou presencial, exclusivamente no Banco Santander. No entanto, a convocação agora foi unificada e será feita apenas pelo mês de aniversário, como já era no recadastramento digital e, no sistema presencial, não será mais usado o final de matrícula como nos anos anteriores. Outra alteração será a necessidade de comparecimento, ao Previ-Rio, das pensionistas qualificadas como filhas solteiras, também no mês de aniversário, a fim de assinar declaração específica de estado civil e apresentar certidão de nascimento atualizada, para validar o seu recadastramento.

Para realizar a Prova de Vida digital o segurado ou pensionista precisa ter uma conta no aplicativo      do Governo Federal e possuir carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE, pois a foto utilizada para o reconhecimento facial é validada nas bases da Senatran e da Justiça Eleitoral. Com essa  funcionalidade, não há mais necessidade de atestados médicos apresentados para servidores e pensionistas acamados ou com dificuldades de locomoção, bem como é simplificado o processo para residentes fora do País, que não precisam mais comparecer aos respectivos consulados pra efetivarem a Prova de Vida. O método digital só não pode ser  efetivado pelo segurado inativo ou pensionista menor que esteja sob curatela.

Já para efetuar o recadastramento  presencial basta o interessado apresentar, em qualquer agência do Banco Santander do país, documento de identidade válido em todo o território nacional e  inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

De acordo com o calendário, os primeiros a serem chamados serão os aniversariantes de janeiro, que terão todo o mês para efetuarem o procedimento. A seguir, virão os aniversariantes de fevereiro, depois os de março e assim por diante, até o final do ano. O Instituto lembra que o não recadastramento resultará na suspensão temporária do pagamento, até o cumprimento do mesmo.

Nos casos em que o o servidor ou o pensionista, comprovadamente, esteja impossibilitado de se locomover, assinar ou de ter uma conta no portal  será aceito o recadastramento por via postal e o interessado ou familiar deverá, para fins de orientação sobre o procedimento a ser adotado, consultar a Portaria Previ-Rio n.° 1.059, além de verificar, no Painel Digital do Previ-Rio, se há pendências. Em nenhuma hipótese será aceito o recadastramento por procurador.

A prova de vida periódica visa ao aperfeiçoamento constante do cadastro geral de dados do Previ-Rio, a fim de prover o Instituto com as atualizações necessárias, que garantam o pagamento regular aos ex-servidores e dependentes, prevenindo fraudes e depósitos indevidos.

Todas as regras e o calendário do recadastramento 2024 estão na portaria publicada na edição do D.O Rio de 29 de dezembro.

Veja a Portaria Regulamentadora