Prova de Vida dos inativos e pensionistas pode ser feita presencial ou digitalmente em outubro

Publicado em 03/10/2023 - 14:01  |  Atualizado

Os servidores inativos e pensionistas, com final de matrícula 0, deverão comparecer, neste mês de outubro, a qualquer agência do Banco Santander do País para cumprir o seu Recadastramento Anual Obrigatório.  Para realizar o procedimento basta apresentar o documento de identidade, válido em todo o território nacional, e a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

O Instituto adverte que os detentores dos outros finais de matrícula, que ainda não realizaram sua Prova de Vida, este ano, devem fazer a mesma o mais rápido possível, também se apresentando ao o Banco Santander. Se o servidor ou o pensionista não puder comparecer, por algum motivo, a uma agência  do banco, deverá entrar em contato com o Disque Servidor, no telefone: (21) 2599-4746, para que seja orientado sobre o procedimento a ser adotado.

Prova de vida digital

O Recadastramento dos servidores inativos e pensionistas, aniversariantes neste mês de outubro, pode ser feito pela internet, utilizando-se o reconhecimento facial. A Prova de Vida Digital, opcional e possível desde o mês de junho no Município, veio facilitar o cumprimento do procedimento obrigatório, uma vez que dispensa o comparecimento do servidor ou pensionista ao banco conveniado, caso o mesmo opte por usar o meio eletrônico.

O recadastramento digital tem o mesmo valor do presencial, com a diferença de que esta modalidade utiliza a ordem de chamada pelo mês de aniversário e não pelo final de matrícula, como no sistema tradicional. Contudo,  os aniversariantes deste segundo semestre, ainda podem efetivar a Prova de Vida digital.

Com a nova funcionalidade, não há  necessidade de atestados médicos apresentados para servidores e pensionistas acamados ou com dificuldades de locomoção, assim como é simplificado o processo para residentes fora do País que não precisam mais comparecer aos respectivos consulados pra efetivarem a Prova de Vida. O recadastramento digital só não pode ser realizado pelo segurado inativo submetido à curatela e pelo pensionista menor ou curatelado.

O Instituto lembra que o não recadastramento, mediante uma das duas formas possíveis, resultará na suspensão temporária do pagamento, até o cumprimento do mesmo.

Para realizar a Prova de Vida digital, é preciso uma conta, no aplicativo e.gov, do Governo Federal, acessível em https://www.gov.br/pt-br/apps/app-gov.br. Atenção! Você deve possuir carteira de motorista (CNH) ou biometria cadastrada no TSE para fazer esse procedimento, pois a foto utilizada para o reconhecimento facial é validada nas bases da Senatran e da Justiça Eleitoral.

Instruções para fazer a Prova de Vida Digital:

1. Baixe e acesse o aplicativo https://www.gov.br/pt-br/apps/app-gov.br(disponível para Android ou iOS).
  2. Caso ainda não possua sua conta br, crie uma.
  3. Após acessar o aplicativo, na tela inicial, em “Serviços”, clique em “Prova de vida”.
  4. Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”.
  5. Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”.
  6. Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial.
  7. Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”.
  8. Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”.

Pronto, você já estará com o seu Recadastramento Anual obrigatório, realizado.